VDS Tecnologia

O autoatendimento pode destacar sua empresa dos seus concorrentes, com a facilidade do celular, tudo é respondido muito rápido e com poucos cliques. E isso faz com que seus clientes busquem respostas para ontem.

 

Quando falamos de atendimento, isso também se aplica. Mas ter mais rapidez e agilidade no atendimento não é difícil… basta sua empresa investir em autoatendimento!

 

O que é Autoatendimento?

Autoatendimento, ou atendimento inteligente, é um modelo de assistência em que o próprio cliente soluciona suas dores e/ou solicitações, sem a ajuda de terceiros.

Este tipo de atendimento tem sido cada vez mais presentes no ecossistema empresarial, já que é uma forma de melhorar o suporte ao cliente, otimizar processos e reduzir custos.

Um exemplo de autoatendimento que está muito presente no dia a dia de todos, são os caixas eletrônicos. Outros exemplos são os FAQs, chatbots, comunidades e fóruns e URA. 

Benefícios do autoatendimento

Existem vários benefícios, e alguns podem ser encontrados em diferentes momentos pelas empresas que usam este tipo de atendimento.

Mas dentre os benefícios do autoatendimento, podemos destacar:

Aumento da satisfação do cliente

O autoatendimento para o cliente é excelente, uma vez que ele consegue resolver suas pendências de forma independente e quase imediata. 

Assim, a experiência do cliente com a empresa tende a ser muito melhor, porque a assistência é mais rápida e fácil. Além de reduzir o tempo médio de atendimento. 

Como abordado no início deste artigo, os consumidores estão cada vez mais acelerados e impacientes. Portanto, ter um modelo de autoatendimento é uma forma de entregar autonomia aos clientes, para que eles possam tirar dúvidas a qualquer momento, sem a necessidade de esperar para ser atendido.

Disponibilidade 24h

O atendimento inteligente possibilita que a empresa esteja online 24h por dia e 7 dias por semana. Ou seja, independente de horário e dia da semana, o consumidor pode tirar dúvidas e resolver suas demandas.

Dessa forma, a equipe de atendimento pode ficar despreocupada em finais de semana e feriados, pois haverá a certeza de que o cliente terá todo suporte necessário para solucionar problemas, sem haver a necessidade de aguardar até o próximo dia útil. 

Otimização do trabalho

A otimização do trabalho é um ótimo benefício que o autoatendimento proporciona. Desse modo, é possível deixar a equipe de suporte e atendimento focada em demandas e chamados mais complexos.

Em outra situação, o autoatendimento possibilita a realização de uma etapa de triagem. Assim, é mais fácil identificar a necessidade do cliente e encaminhá-lo mais rápido para o setor que pode solucionar o problema. 

Aumento na retenção de clientes

O atendimento automático permite que a empresa tenha uma interação mais eficaz com os clientes, já que o atendimento não fica offline

Este tipo de interação, somada a todas as outras vantagens citadas anteriormente, tornam a experiência do cliente mais positiva, o que pode aumentar a retenção de clientes. 

Ou seja, com o autoatendimento, a empresa não sofrerá perda de consumidores por falta de atendentes, e os clientes ficarão satisfeitos em serem sempre atendidos.

Diversidade de canais

Um dos grandes diferenciais do autoatendimento é a possibilidade de atuação em diversos canais e plataformas distintas. Ou seja, como citado anteriormente, o autoatendimento é omnichannel

Isso significa que é possível implantar um atendimento inteligente, personalizado e de qualidade em, praticamente, todos os meios de comunicação empresarial, como telefone, SMS, aplicativo, site, Facebook, Instagram, entre outros.

Continue acompanhando nosso Blog para mais conteúdos como este.

Conteúdos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.