VDS Tecnologia

A evolução das telecomunicações

Os serviços de telecomunicações são aqueles fornecidos por uma empresa de comunicações, tais como: serviços de voz e dados em uma grande área. A forma mais comum de serviço de telecomunicações é o serviço telefônico, que é feito em um padrão com ou sem fio. Outros serviços podem incluir Internet, televisão e rede para empresas e residências. Esses serviços podem não estar disponíveis em todas as áreas ou para todas as empresas. Os pontos de preços para os diferentes serviços variam amplamente e podem ser diferentes para residências e empresas.

Tipos de serviços de telecomunicações

  • POTS

POTS ou linha fixa é usada para chamadas de voz em todo o mundo. Com uma largura de banda não muito grande, o POTS geralmente funciona por não mais que 52 kilobits por segundo. Um bit tem um valor “0” ou “1” na linguagem binária. 52 kilobits é o máximo de dados movidos neste circuito.

  • Metro Ethernet

Metro Ethernets têm uma largura de banda mais ampla, pois usam fibra em vez de cobre para distribuição em seus circuitos. Eles têm uma faixa de velocidade de cerca de 3 megabits a 1 gigabit por segundo. A enorme largura de banda torna a Metro Ethernet adequada para áreas de trabalho de pequenas empresas. 

  • Redes com e sem fio

Os serviços de telecomunicações também são categorizados como com fio ou sem fio. Os telefones fixos são um exemplo de serviços de telecomunicações com fio. Eles são usados ​​apenas para chamadas de voz e transferência de informações por meio de chamadas. Existem muitos serviços de linha fixa disponíveis, e alguns deles também têm acesso à Internet. Várias empresas oferecem serviços de linha fixa e sem fio. No entanto, a maioria das empresas envolvidas em ambas as coisas são diferentes e estão em concorrência direta. 

A mudança da fibra óptica dos fios de cobre mudou todo o conceito desse setor, vendo uma transformação em massa com o surgimento da internet. As empresas oferecem serviços de Internet muito mais baratos, mas vendidos a um preço comparativamente mais alto. Também tornou a transferência de informações muito mais acessível. As pessoas agora não precisam mais depender de chamadas de voz o tempo todo. Os preços da Internet variam de região para região. 

  • Serviços de telecomunicações ópticas

Uma das formas mais antigas de sistema de telecomunicações são os sistemas de telecomunicações ópticas, o sistema que deu início a tudo; eles têm linhas de telegrafia, que mostram a evolução da tecnologia do passado ao presente.

A comunicação de fibra óptica é igual às telecomunicações ópticas. Ele depende do processo para converter dados em feixes de projeção de luz, que são finalmente transferidos para cabos de fibra óptica e usam uma conexão mais tradicional, conhecida como infravermelho.

  • Sistemas de Rádio Telecomunicação

Esses sistemas permitem a comunicação sem fio e que também pode alcançar distâncias mais consideráveis. Inclui transmissões de rádio, que são enviadas para o mundo. Eles usam principalmente transmissores de rádio que são decodificados juntos no final. Esses sistemas são a introdução perfeita à tecnologia de comunicação do século XX. Ainda usa o rádio e a televisão como um dos métodos de comunicação número um hoje.

  • Serviços de dados fixos

Esses serviços incluem um pacote, serviços de acesso comutado por circuito (por exemplo, Rede Digital de Serviços Integrados, frame relay, modo de transferência assíncrona, IP, DSL, serviço de distribuição multiponto multicanal [MMDS] e satélite), receita de varejo e linha privada. 

Afinal, quais são os meios de telecomunicação e sua evolução?

Atualmente existem diversos tipos de aparelhos telefônicos. Dentre eles existem: O telefone analógico, o telefone sem fio, o telefone digital, o celular, e o VoIP:

  • O telefone analógico transporta voz e sinal por meio de pulsos elétricos. 
  • O telefone sem fio utiliza radiofrequência para se comunicar com a base, que a partir dela se comunica com a central de telefonia. 
  • O celular, que utiliza ondas eletromagnéticas que permite a transmissão de voz e dados em uma respectiva área geográfica.
  • O Voice over Internet Protocol, mais conhecido por VoIP, converte voz e/ou dados em pacotes de dados, que são trafegados através da internet, e são convertidos em voz novamente no seu destino. Todo este procedimento é feito através da internet, utilizando-se o protocolo TCP/IP.

A telefonia é desenhada para transmitir áudio via sinais elétricos. O telefone surgiu em meados de 1860 pelo italiano Antonio Meucci. Portanto, foi nessa década que se viu a evolução mais significativa da tecnologia de telecomunicações: a invenção dos telefones, que, estritamente, seguiam um protocolo com fio. Cada organização e residência que desejasse o serviço precisava ser conectada por fios. Isso foi seguido pela introdução do rádio, que permitiu às pessoas se comunicarem com uma audiência de massa por meio de ondas aéreas.

Embora o telefone e o rádio fossem bons, não há como negar o escopo duradouro para a inovação. Portanto, após a invenção do computador, o setor de telecomunicações nunca mais olhou para trás. Em algumas décadas, os inovadores e cientistas criaram a Internet, as conexões de rede local (LAN) e a World Wide Web (WWW).

A contribuição da internet na evolução da tecnologia das telecomunicações não pode ser ignorada, uma vez que vários ISPs permitem que a voz seja transferida via Internet. Essa é a tecnologia de VoIP, que falamos no tópico acima. Ao permitir que os usuários da Internet se comuniquem pela rede em vez de depender de cabos, as empresas reduziram o custo da comunicação de voz e vídeo a zero. Voice over Internet Protocol simplesmente converte os sinais de áudio em sinais digitais, que seguem a antiga tecnologia de empacotamento para mover uma voz de uma ponta a outra.

Por fim, com cada dispositivo tendo a capacidade de se conectar e se comunicar com o mundo por meio de voz e outras formas de mídia, pode-se considerar que a tecnologia digital sem fio trouxe o mundo para a palma de nossas mãos. Tudo como parte da evolução da tecnologia de telecomunicações tem sido possibilitado por empresas que passaram anos desenvolvendo a infraestrutura, e outras unidades subsidiárias que garantem que equipamentos como computadores, smartphones, roteadores, switches, etc., cheguem a todos.

Conteúdos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *