VDS Tecnologia

Um Session Border Controller é um equipamento com função de proteção de dados. Cada vez mais a espionagem, a invasão e o furto de informações se tornam preocupação das organizações. Um vazamento de dados sigilosos de clientes pode levar uma empresa à ruína.

Pensando na divulgação desse tipo de conhecimento, elaboramos este artigo para você saber o que é um SBC. Você conhecerá seu funcionamento e as principais vantagens de possuir um desses em sua empresa. Ao final, um exemplo bem ilustrativo vai ajudar você a fixar o conceito. Preparado? Então confira!

O que é um Session Border Controller?

Em tradução literal, um SBC significa controlador de borda da seção. Sua função primordial é realizar a proteção da comunicação, geralmente em meio empresarial, na qual o sigilo dos dados requer uma atenção bem maior.

Essa proteção de dados tem um alvo específico: originalmente, os SBCs foram projetados para proteger a comunicação VoIP de uma empresa. Ou seja, todo o fluxo de dados e imagens enviado e recebido é protegido de invasão e furto por meio da instalação desses equipamentos na rede de computadores da empresa.

A implementação desses aparelhos na rede de computadores faz-se necessária porque se trata de uma comunicação sobre IP, isto é, por meio da internet. Logo, não faz sentido esses instrumentos serem instalados na rede de energia elétrica, por exemplo. Eles servem para proteger os dados que trafegam na rede de computadores da organização, em especial os dados de VoIP.

Quais são as vantagens de ter um Session Border Controller?

Controle de acesso

Pode ser que algum cliente seu precise de um endereço IP válido para fazer um acesso esporádico em sua rede. Daí, não tem jeito. Você terá que fornecer o tal acesso. No entanto, se sua rede contar com um SBC, será o IP desse equipamento (e não de algum PC da sua rede) que você fornecerá. Nesse caso, ele terá o acesso, mas será altamente restrito.

Criptografia

Esse recurso é muito útil quando a empresa possui filiais e precisa comunicar-se (e sempre precisa). Ao invés dos dados irem de forma nativa de uma filial a outra, o SBC criptografa a mensagem nas duas pontas. Assim, mesmo que haja interceptação, a mensagem não será lida, pois estará toda “embaralhada”. E a forma de “desembaralhar” só é conhecida pelo SBC da própria empresa.

Topologia escondida

Isso significa que um cliente que se comunica com sua empresa jamais verá a organização (topologia) de sua rede de computadores. Não importa quantas máquinas você tenha — duas, trinta ou mil. Ao se comunicar com você, qualquer um de seus clientes verá apenas o SBC.

Imagine que o gerente de uma empresa com sede em São Paulo precise falar por meio do aplicativo Zoom com outro gerente, que fica na filial de Manaus. Utilizando um SBC, um simples “bom dia” que sai de São Paulo vira um “fhgts weknf” para quem vê a mensagem no meio do caminho. Apenas quando chega em seu destino, a mensagem é descodificada e vira o “bom dia” para o gerente de Manaus.

Um Session Border Controller é um equipamento de extrema necessidade para prover proteção dos dados transmitidos via VoIP. Como a situação atual requer muita comunicação desse tipo, a necessidade de implantação do SBC torna-se ainda maior. 

A VDS Tecnologia é uma empresa experiente e, com certeza, pode ajudar na implementação desse tipo de tecnologia de proteção de dados. Ficou clara a necessidade de um SBC? Entre em contato e conheça nossas formas de implementação!

Conteúdos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *