VDS Tecnologia

Veja o que é comunicação unificada e quais os impactos positivos dela na sua empresa!

Cada vez mais as organizações procuram formas de manter eficiente o processo de comunicação de seus times. Nesse sentido, a comunicação unificada apresenta-se como grande quesito revolucionário do segmento. Traz agilidade aos processos e maior produtividade para os colaboradores e seus gestores.

Essa é uma tendência tecnológica que veio para ficar, por isso, resolvemos mostrar neste artigo o conceito de comunicação unificada. Você vai conhecer os benefícios que esse tipo de metodologia de comunicação pode trazer para sua empresa. Vamos lá?

O que é comunicação unificada?

Tornar a comunicação de uma empresa unificada significa dizer que todas as formas de comunicação utilizadas estarão reunidas por meio de uma única plataforma. Ou seja, as comunicações via contas de e-mail, dispositivos móveis e telefonia fixa, por exemplo, passarão a ser gerenciadas por um único instrumento.

Essa topologia de trabalho permite não só a velocidade nas comunicações, mas também a descentralização. Parte-se do princípio que a presença física não é necessária, como em uma reunião. Isso torna o trabalho remoto tão eficaz quanto o presencial, do ponto de vista da comunicação entre as equipes.

Quais são os benefícios da comunicação unificada?

A partir do momento em que as comunicações passam a ter seu gerenciamento de modo unificado, os ganhos à corporação são imediatamente perceptíveis, inclusive na própria rotina de trabalho. Destacamos algumas vantagens a seguir.

Melhoria da comunicação interna

Com todos os processos de comunicação unificados, as equipes passam a contar com maior agilidade nos procedimentos internos. As informações chegam a quem é de destino de forma instantânea e visível a todos os membros envolvidos no trabalho. Isso torna a interação entre as equipes mais clara e mais efetiva com o cliente final.

Redução de custos

Ainda que exista um dispêndio inicial na implantação do sistema, a diminuição de gastos com processos de comunicação é sentida em médio e longo prazo. Isso porque os processos passam a ser unificados e não há mais necessidade de replicação da informação por diferentes canais de comunicação.

Entenda: a informação ainda é divulgada por mais de um meio de comunicação. No entanto, não é preciso trabalhar mais de uma vez para que isso aconteça. O sistema unificado é responsável por fazer esse trabalho, otimizando o tempo mão de obra humana e garantindo que a comunicação seja realizada.

Maior disponibilidade e segurança das informações

O primeiro grande ganho desse tipo de comunicação em relação à disponibilidade da informação é ter sua base na computação em nuvem. Assim, é possível acessar dados de qualquer lugar, mas com acesso controlado, o que garante sigilo nos documentos empresariais, com segurança.

Em segundo lugar, com um sistema unificado é possível os gestores terem total controle sobre a comunicação de sua equipe. Saber quem disparou uma mensagem, quando enviou, quem recebeu e tomou conhecimento da informação. Não apenas a confidencialidade é garantida, como também o controle sobre o fluxo de informações se torna assertivo.

comunicação unificada é uma inovação com base tecnológica que cada vez mais se apresenta como tendência permanente. Ela torna a conversação entre as equipes muito mais eficiente, tendo efeitos positivos no negócio. Além disso, proporciona aumento na produtividade dos times. Fique certo que, ao implementar esse tipo de metodologia de trabalho, sua empresa estará bem à frente dos concorrentes.

Entendeu do que se trata? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude a expandir o conceito sobre o tema!

Conteúdos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *