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Quais são os benefícios do atendimento humanizado?

Você já conhece o atendimento humanizado, vamos falar sobre esse conceito e como ele pode ser adotado na sua empresa, vamos mostrar as vantagens que ele proporciona. Abaixo, confira quais são!

O que é atendimento humanizado?

Atendimento humanizado é o tratamento baseado no diálogo atencioso com o consumidor. Ele tem como foco resolver os problemas do cliente por meio de respostas acolhedoras. Dessa forma, foge do esquema tradicional de muitos telemarketings que seguem um script rígido ao promover uma comunicação baseada na empatia. 

 

A humanização no atendimento prestigia a relação cliente empresa. Isso porque, ao se sentir valorizado, o indivíduo tem a percepção de que sua marca é parceira e, assim, deposita confiança nela, um aspecto que contribui para o processo de fidelização. 

 

De forma simples, isso significa que o atendimento humanizado não representa apenas o comportamento altruísta em frente das situações por parte de seus agentes, mas, configura, também, uma estratégia de negócio, já que ajuda a melhorar a experiência do cliente. 

 

A tecnologia pode substituir o atendimento humanizado? 

 

Apesar da indiscutível capacidade da inteligência artificial em agilizar e sincronizar processos (além de outros atributos sensacionais), ainda há campos em que o elemento humano é essencial, como é o caso da área de segmento ao cliente. Isso porque uma máquina ainda não consegue sentir ou demonstrar empatia. 

 

Porém, a realidade também apresenta outra face, como mostra pesquisa feita pela Servion Global Solutions. De acordo com ela, até 2025, a inteligência artificial comandará em 95% todas as interações com os clientes. 

 

Em outras palavras, as empresas que não se adequarem a esse cenário podem sair perdendo. Afinal, em um mercado em que a oferta de preços e serviços é disputada, a experiência do cliente acaba surgindo como o mais importante diferencial.

Nesse sentido, vale destacar que um exemplo de atendimento humanizado eficiente combina o uso de chatbots e tem como finalizador um agente humano. Porém, o ser humano ainda supera as máquinas em alguns aspectos, como o fato de um robô não conseguir se colocar no lugar do outro.

5 benefícios do atendimento humanizado

A oferta de um atendimento eficiente, que garanta a continuidade dos negócios e fidelização dos clientes ainda é um gargalo enfrentado por muitas empresas. As novas tecnologias podem gerar ganhos importantes por meio da otimização de processos e recursos, além de um serviço mais rápido e eficaz para o cliente. Conheça cinco benefícios do atendimento humanizado para garantir a satisfação dos clientes:

 

  1. Experiência do usuário (UX): Assegurar que os clientes sejam ouvidos e recebam um serviço de valor é essencial para o sucesso dos negócios. A prioridade agora é entender a real necessidade de cada cliente para assim prover um serviço mais humano, personalizado e único. Aprimorar a experiência do usuário está diretamente ligada à fidelização e lealdade do cliente, além de contribuir para a boa reputação da empresa.

 

  1. Atendimento eficiente: Uma experiência positiva para o cliente pode começar quando surge um problema, dependendo da forma e do tempo em que a situação for resolvida. O mesmo vale para as experiências ruins. Um atendimento efetivo é aquele que descobre as maneiras pelas quais o cliente poderia aliviar sua dor antes mesmo de resolver o problema. Apoiar-se na tecnologia para antever possíveis situações negativas pode ser a chave para humanizar a relação com o cliente e garantir a sua satisfação.

 

  1. Atendimento customizado: Cada interação com o usuário é uma oportunidade de conhecer melhor seu comportamento e preferências. Por isso, utilizar esses dados pode ser um grande diferencial competitivo. Se os clientes desejam rapidez e personalização, as empresas precisam prover um atendimento customizado, fazendo com que cada um deles seja atendido de acordo com sua real necessidade. O objetivo principal deve ser uma experiência otimizada e diferenciada.

 

  1. Performance do negócio: Entender o comportamento do usuário não só possibilita uma melhor experiência como agiliza a execução de tarefas e o aproveitamento de dados de relatórios de maneira muito mais objetiva e organizada. O uso de informações de valor aumenta o conhecimento que empresa possui sobre o seu cliente, permitindo um atendimento mais focado em suas necessidades. Isso significa reduzir custos com ações desnecessárias, maior produtividade e performance para o negócio.

 

  1. Canais omnichannel: O cliente só estará de fato satisfeito se receber um atendimento efetivo, ou seja, com resoluções rápidas e transparentes. Investir em uma comunicação omnichannel, na qual o usuário escolhe o canal de interação de sua preferência, faz com que ele se sinta mais informado e fortalecido, e o processo torna-se mais fácil e ágil.

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