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Por que escolher comunicações unificadas para sua empresa?

 

O termo “comunicações unificadas” é genérico e é usado para descrever os esforços do mercado para integrar todos os “apps” ou canais de comunicação, para permitir ao usuário ter todas essas informações de modo facilmente acessível, independentemente de quando ou onde elas são acessadas (em casa, no trabalho, no carro, no trem…) ou em que dispositivo (laptop, tablet, smartphone…).

As chamadas recebidas, por exemplo, podem ser direcionadas para onde o destinatário estiver, seja no escritório, em viagens, por meio de um telefone celular, ou trabalhando com um telefone da web em casa.

Uma solução de comunicações unificadas desfoca efetivamente as linhas de demarcação entre os canais de comunicação. Por exemplo, um usuário pode receber uma mensagem de correio de voz e optar por acessá-la por e-mail ou qualquer telefone. O status do remetente pode ser visto por meio das informações de presença e, se estiver online, uma resposta pode ser enviada imediatamente por mensagem de texto ou videochamada.

Simplificando, o objetivo das Soluções em comunicações unificadas é unificar e agilizar a comunicação empresarial, para aumentar a eficiência dos funcionários e melhorar a experiência do cliente.

Benefícios das comunicações unificadas

  • Aumenta a eficiência e produtividade do agente.
  • Melhor colaboração entre funcionários e departamentos.
  • Permite uma força de trabalho móvel e remota.
  • Melhor experiência do usuário e atendimento ao cliente.
  • Reduz custos de administração e manutenção.

Conclusão

Existem vários canais de comunicação disponíveis, estes são apenas algumas das ferramentas de colaboração que são comumente usadas:

 

  • E-mail.
  • Telefonia (linha fixa, móvel, sistema de telefonia baseado em VoIP).
  • Áudio/Videoconferência.
  • Mensagem Instantânea.
  • Status (mostra os contatos disponíveis, ocupados ou ausentes).
  • Redes Sociais (Twitter, Facebook, Whatsapp, Instagram, e outros…).

 

Alguns desses canais de comunicação são do tipo “store-and-forward”, no sentido de que a informação é entregue em uma direção, e permanece acessível (quase) indefinidamente para que as partes remotas possam visualizá-la à vontade; o e-mail é o pai desse estilo de comunicação.

 

Outros, no entanto, são em “tempo real” e requerem uma resposta rápida (e, portanto, muitas vezes interrompem outras atividades); uma ligação é o maior concorrente óbvio nesta categoria.

 

Cada uma dessas diferentes soluções de comunicação normalmente requerem um “app” para acessar as informações que estão sendo trocadas. À medida que aumenta o número de soluções que precisam de atenção, mais difícil se torna gerenciá-las com eficiência.

 

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