O que é CIO de uma empresa? O Chief Information Officer, ou Diretor de TI, é o profissional responsável pela área de Tecnologia da Informação. Sua principal função tem como objetivo adaptar os processos das organizações para as inovações do mercado e rápidos avanços tecnológicos.
Por ser um líder do setor de TI, o CIO trabalha com decisões baseadas em dados, informações, métricas e indicadores de performance.
O que é CIO?
O CIO, ou Chief Information Officer, é o Chefe ou Diretor de Tecnologia da Informação, responsável por toda a área de TI de uma empresa. Seu objetivo é garantir o acesso às melhores e mais atuais tecnologias para tornar os sistemas da empresa cada vez mais produtivos e eficientes.
Seu papel é fundamental em tempos de digitalização e automação de processos por meio da tecnologia. Cabe ao Diretor de TI traçar estratégias para recursos e aplicações tecnológicas a fim de alcançar os resultados e objetivos da empresa.
Aliás, o CIO também está no alinhamento estratégico da governança de TI e inovação. Ele deve definir as estratégias a longo prazo e determinar a visão política, de normas e procedimentos da organização.
Na prática, o CIO se encarrega de implementar e supervisionar tarefas, como:
- produtos e serviços de TI (hardwares e softwares);
- processamento e armazenamento de dados;
- desenvolvimento de políticas de uso de dados;
- construção ou aquisição de sistemas de apoio ao negócio;
- criação de métricas e apuração dos resultados de performance;
- padronização e integração dos processos da organização, como a comunicação interna.
Agora vamos entender quais são as principais funções de um CIO?
O que faz um CIO de uma empresa?
Relacionadas a decisões estratégicas com o objetivo de assegurar que projetos sejam entregues conforme o planejamento e com um compromisso com a inovação, o dever do CIO é direcionar os esforços da equipe de TI com suas visões voltadas aos novos recursos tecnológicos, sistemas internos e externos, além de tecnologias disruptivas.
1. Administrar recursos de TI
A administração de todo orçamento e recursos direcionados ao setor de TI, ou seja, os investimentos em infraestrutura, ferramentas e colaboradores estão nas mãos deste profissional.
Por exemplo, se um software de CRM – Customer Relationship Management é a melhor escolha para otimizar o suporte e atendimento ao cliente, cabe ao CIO garantir o acesso da equipe a uma plataforma de CRM aberta e flexível.
Ou, então, se a eficiência é um ponto importante de sua gestão, a utilização de ferramentas de produtividade podem ser levadas em consideração. O mesmo vale para outros objetivos, como redução de custos, gerenciamento de riscos, segurança de dados etc.
2. Gerenciar projetos de tecnologia
O Diretor de TI deve gerenciar e supervisionar todos os projetos e novas estratégias para que aconteçam conforme o planejamento. Como dissemos anteriormente, todas as suas decisões devem ser baseadas em dados e métricas, e não achismos.
Se um dos projetos é melhorar a comunicação interna da equipe com a tecnologia, seu trabalho é encontrar e comprovar a forma ideal de alcançar esse objetivo.
Pode ser por meio de ferramentas existentes no mercado compatíveis com o cenário da organização ou outras soluções, por exemplo.
3. Delegar funções na área de TI
O diretor de TI delega tarefas, orienta e supervisiona a equipe de TI, como operadores e analistas da Tecnologia da Informação.
Sendo um líder em sua área, o CIO de uma empresa deve estar sempre por dentro do desempenho de sua equipe para se certificar que tudo seja executado conforme o planejado.
Aliás, por se tratar de um cargo de liderança, algumas habilidades são essenciais para um bom CIO, como:
- excelente comunicação para lidar tanto com o alto escalão quanto sua equipe;
- compromisso com a inovação a fim de estar atualizado com as novas tecnologias;
- visão analítica para observar os fatos por uma perspectiva baseada em dados e informações;
- entre outras softs skills.
4. Otimizar processos e recursos tecnológicos
Uma das principais funções de um CIO de uma empresa é aumentar o desempenho operacional por meio de estratégias inovadoras, contratações ou aquisição de recursos tecnológicos.
Isto é, ele deve aproveitar todo o potencial da área da Tecnologia da Informação em busca de resultados e soluções aprimoradas.
O Diretor de TI tem a função de ajudar a organização a alcançar o máximo de aproveitamento, produtividade e eficiência com a assistência da tecnologia.
Segundo a Gartner CIO Survey 2018, 68% dos CIOs veem a otimização da excelência operacional e 58% a agilidade da empresa como um objetivo profissional. São objetivos não relacionados à área de TI em si, mas que são possíveis com a utilização da tecnologia.
5. Analisar informações e monitorar dados
O monitoramento de KPIs (indicadores de desempenho) é outra das principais funções de um CIO. Um departamento de TI de sucesso deve estabelecer, acompanhar e avaliar o desempenho e dados da empresa ao longo do tempo.
Ao analisar as informações e métricas, é possível avaliar a evolução da empresa e tomar as melhores decisões em relação aos recursos de TI e a produtividade da própria equipe em si.
Alguns dos indicadores de desempenho de TI mais importantes, são:
- número de tickets abertos;
- custo por ticket;
- tempo médio de atendimento;
- first call resolution (FCR);
- SLA de atendimento;
- tempo de desenvolvimento de projetos.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é CIO, certamente notou como a área de Tecnologia da Informação oferece as melhores oportunidades de mudanças quando o assunto é a experiência do cliente.
Com uma base de dados sólida, os líderes e diretores de TI devem se esforçar para criar atendimentos personalizados de acordo com as necessidades dos clientes.
Isso só é possível graças às inovações digitais e uma abordagem de TI que coloca o cliente em primeiro lugar. Logo, usar o poder da tecnologia com ferramentas de atendimento omnichannel, por exemplo, é um enorme passo rumo ao futuro.