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O que é Chatbot e como ele pode ajudar a sua empresa?

Essa ferramenta, promete melhorar a experiência do cliente na área de atendimento ou suporte, e vem ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. As empresas estão investindo em chatbots para oferecer um atendimento de qualidade aos seus clientes e otimizar o trabalho de seus atendentes humanos. Segundo a revista Meio & Mensagem, o Brasil já conta com mais de 61 mil chatbots em atividade.
Sim! Você provavelmente já foi atendido por algum chatbot por meio de mensagens em aplicativos, lojas online ou sites.

Se você quer saber mais sobre essa tecnologia, continue lendo este artigo e descubra o que é chatbot e como ele pode ajudar a sua empresa!

O que é chatbot para empresas?

Uma plataforma chatbot é um robô conversacional que, por meio da Inteligência Artificial e do Machine Learning, dialoga com usuários de maneira personalizada, simulando a linguagem humana. Alguns, no entanto, não contam com tantas funções assim e são mais simples e fáceis de implementar.

Os chatbots são uma forma que muitas empresas encontraram para oferecer respostas rápidas aos seus clientes. Com esses assistentes virtuais, o atendimento é feito com mais agilidade. Com ajuda da Inteligência Artificial, o robô vai armazenando os dados das interações, melhorando as respostas para cada tipo de pergunta, oferecendo ao usuário uma experiência mais personalizada a cada conversa.

A interface dos chatbots pode ser integrada a aplicativos de mensagem, como o Facebook Messenger, o WhatsApp e o Telegram, além de sites e aplicativos. Com essa solução, é possível automatizar o atendimento, permitindo que os atendentes humanos se dediquem a outras tarefas ou a atendimentos mais complexos, também é possível fazer um tipo de filtro, enviando aos atendentes humanos somente aqueles contatos que realmente necessitam de um atendimento humanizado, ou de soluções mais complexas e analíticas.

 

8 Vantagens de ter um chatbot na sua empresa

O uso do chatbot ou das integrações via WhatsApp, Telegram e/ou Facebook Messenger podem trazer alguns benefícios para a sua empresa, são eles:

  • Maior engajamento dos usuários com o perfil da marca nas redes sociais;
  • Disponibilidade de atendimento 24/7;
  • Processamento de grandes volumes de solicitações;
  • Redução de custos;
  • Maior produtividades das equipes de atendimento;
  • Aumento nas receitas e no faturamento;
  • Atendimentos mais ágeis;
  • Aumento no índice de satisfação dos clientes.

São muitas vantagens, mas será que realmente ele pode ser útil para sua empresa e seus colaboradores? Vamos ver!

 

Como o chatbot pode ser útil para a sua empresa?

As empresas que investem em sites com chatbots ou utilizam os aplicativos de mensagem para hospedar seus robôs conversacionais querem, no geral, otimizar o tempo de resposta aos seus clientes e aumentar a produtividade de seus atendentes.

No entanto, os chatbots também podem ser úteis em outros aspectos. E é sobre isso que vamos falar a seguir.

1. Atendimento ao cliente

Como já mencionamos por aqui, o atendimento aos usuários é feito de forma ininterrupta. Por meio desse assistente virtual, é possível esclarecer as dúvidas recorrentes de seus clientes de forma rápida e a qualquer hora do dia.

As centrais de atendimento são as áreas que mais utilizam dos chatbots, principalmente para questões iniciais ou dúvidas muito comuns. Afinal, a maioria dos serviços de atendimento ao cliente possui dúvidas repetitivas e esses processos podem ser automatizados com inteligência artificial, porém, vale lembrar que em casos mais complexos, é fundamental a presença de um atendente humano, para completar o atendimento com excelência. 

Contudo, certamente este funcionário terá maior produtividade, já que grande parte das dúvidas já foram respondidas pelo chatbot.

2. Suporte técnico

Os chatbots também são muito úteis para a realização de procedimentos de suporte técnico. Se após seguir todas as instruções da conversa programada via chatbot e o usuário ainda não tiver solucionado o seu problema, ele então pode ser encaminhado para um atendente humano ou pode, por exemplo, agendar uma visita técnica ou abrir um chamado ou ticket, ainda dentro do próprio assistente virtual.

3. Atração, geração e nutrição de leads

Os chatbots também podem ser utilizados nas campanhas de inbound marketing da sua empresa. Com eles, é possível enviar mensagens sobre alguma campanha específica ou conteúdos relevantes para nutrir seus leads. Além de também fazer o processo de e-mail marketing, podendo enviar anexos como, e-book, checklist e outros.

4. Vendas

Outra utilidade dessa ferramenta que vale a pena mencionar se refere à possibilidade de efetuar vendas diretamente pelo atendimento virtual. 

Basta o usuário abrir o chat da sua empresa, escolher os produtos, digitar os dados para pagamento e pronto; compra efetuada.

Se a sua empresa é um e-commerce, os chatbots podem enviar notificações para os usuários no caso de abandono de carrinho, fazendo que eles voltem para concluir a compra.

5. Criação de um banco de dados

Os chatbots armazenam os dados das interações com seus clientes. Tais dados podem ser utilizados para adequar a linguagem utilizada ao perfil do seu cliente e personalizar a oferta de produtos ou serviços. Isso também pode ser utilizado para criar relatórios de comportamento e perfil de cliente ideal para sua empresa.

Todos esses dados podem ser ligados à Inteligência Artificial e Machine Learning, para que o chatbot por si só, consiga interpretar os dados, analisá-los e compreender as informações para melhoria contínua do atendimento virtual e das respostas.

 

Viu como investir em um chatbot pode ser vantajoso para a sua empresa?

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