VDS Tecnologia

O que é atendimento inclusivo?

 

O atendimento inclusivo é um conceito que se refere à acessibilidade e à inclusão de um maior número de pessoas que fazem parte da jornada do cliente. Seu objetivo é oferecer uma experiência mais igualitária, independentemente dos tipos de público.

O principal propósito do atendimento inclusivo é oferecer uma comunicação acessível para pessoas com deficiências e possibilitar uma excelente qualidade de atendimento ao cliente com necessidades especiais.

Sua equipe sabe, por exemplo, como atender um cliente com deficiência auditiva ou visual? Suas plataformas de atendimento ou mesmo websites possuem acessibilidade para lidar com elas?

A terceira edição da pesquisa sobre a experiência de pessoas com deficiência na internet revelou que menos de 1% de websites no Brasil são realmente acessíveis. 

Foram avaliadas 16 milhões de páginas e 2 mil aplicativos, que mostram um cenário preocupante em relação à acessibilidade no país.

Logo, é responsabilidade das organizações acompanhar as transformações, adotar um atendimento inclusivo com consciência da diversidade cultural, racial e comportamental do país e do mundo.

Treine sua equipe para um atendimento inclusivo

Um atendimento empático e inclusivo começa pela própria equipe interna da empresa. Agentes que conhecem as dificuldades e a realidade das pessoas com necessidades especiais permitem a construção de um serviço igualitário.

Um funcionário com habilidades “soft skills”, por exemplo, é o perfil ideal devido ao seu potencial de empatia, pensamentos criativos, ética, adaptabilidade, inteligência emocional, confiabilidade e comunicação acessível.

Sendo assim, investir tanto na contratação de colaboradores empáticos quanto na capacitação e treinamento da equipe de atendimento ao cliente é um dos primeiros passos para ter uma organização preparada para a inclusão.

Em resumo, lembre-se que clientes com deficiências ainda são clientes e, acima disso, seres humanos. Eles podem ter formas diferentes de se comunicar e interagir com seus serviços, mas, no final das contas, é seu trabalho ajudá-los a resolver os problemas que surgirem.

Conteúdos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *