VDS Tecnologia

Microsoft Teams passa a utilizar Inteligência Artificial para redução de ruído de fundo nas reuniões.

Com a chegada do novo Coronavírus muitas empresas precisaram se adaptar e aderir a rotina de Home Office para seus colaboradores, com isso, muitos problemas relacionados aos ruídos de fundo começaram a aparecer.

Sim! Vai me dizer que após março de 2020 você nunca foi interrompido numa reunião por um barulho de moto, cachorro latindo ou até mesmo crianças brincando e TV ligada, se você já passou por isso então continue lendo sobre essa nova tecnologia que promete acabar com esses problemas!

O Microsoft Teams oficializou um recurso que promove a redução de ruídos em videochamadas por meio da inteligência artificial (IA). A função já vinha sendo testada desde abril deste ano, pouco depois do início da pandemia de coronavírus (Sars-Cov-2). A grosso modo, a novidade usa IA para identificar os sons da chamada, diferenciando o que é voz e o que é “barulho”, suprimindo os sons a fim de deixar a conferência mais limpa.

Normalmente, apps de videochamadas já contam com recursos embutidos de filtragem de sons, mas funcionam majoritariamente com ruídos fixos (o som de um ventilador girando, ou o ar-condicionado circulando o ar, por exemplo). O que o Microsoft Teams faz é adotar o mesmo sistema inteligente para filtrar sons que não são constantes – pense em uma campainha tocando, abrir uma embalagem de alguma comida, digitar no teclado ou cães latindo.

Teams agora reduz mais de 150 ruídos

No que tange aos barulhos testados, a Microsoft empregou amostras públicas de mais de 150 tipos de sons, como descargas no banheiro, roncos de alguém dormindo e outros exemplos. A empresa destacou que uma parte importante do trabalho envolveu ensinar o sistema a não reconhecer barulhos emocionais, como risadas e choros, como “barulho”, a fim de que estes não fossem acidentalmente silenciados numa reunião de vídeo.

Finalmente, o ambiente onde os sons foram aplicados também tornou-se importante: ao todo, foram mais de 3 mil ambientes reais e 115 mil salas sintéticas, com acústicas variadas para treinar também a capacidade auditiva do modelo de IA.

Teams e a COVID-19

Jared Spataro, vice-presidente corporativo de Microsoft 365, disse acreditar que o momento que vivemos, de recomendação para que a população fique em casa para evitar que o novo coronavírus causados da COVID-19 se espalhe ainda mais, “será uma virada no jogo para a maneira como as pessoas trabalham e aprendem”. De acordo com o executivo, o aumento no número de usuários da ferramenta aumentou consideravelmente nos locais onde o surto está pior.

Uma amostra do crescimento no uso do serviço são os números da própria Microsoft: até 11 de março, eram 32 milhões de usuários por dia na plataforma. Em 18 de março, a empresa já registrava 44 milhões.

O Teams faz parte da assinatura do Office 365 e também pode ser utilizado gratuitamente com algumas limitações.

Definir o nível de supressão de ruído

Você pode alterar essa configuração a qualquer momento. Após a alteração, a configuração passará para a próxima reunião ou chamada.

Para afetar o nível de supressão de ruído de uma reunião em que você está, use o segundo procedimento.

 

Na janela principal do teams

Selecione a imagem do seu perfil na parte superior direita do Teams e, em seguida, selecione configurações.

Selecione dispositivos à esquerda e, em supressão de ruído, selecione uma opção.

Noise suppression option from Teams window

Opção de supressão de ruído da janela do teams

  • Automático (padrão), o aplicativo Teams decide o melhor nível de supressão de ruído com base no ruído local.
  • Alta, supressão de todo o som de fundo que não seja de fala.

Observações: 

  • Para esta opção, o processador do computador deve oferecer suporte a Advanced vetor Extensions 2 (AVX2).
  • Esta opção não estará disponível no momento se a reunião ou a chamada estiver sendo gravada ou se a legenda ao vivo estiver ativada.
  • Habilitar essa opção usa mais recursos do computador.
  • Suprime baixos níveis baixos de ruído de fundo persistente, como um ventilador do computador ou um ar condicionado. Use esta configuração para reproduzir música.
  • Desativar a supressão de ruído está desabilitada. Use essa configuração para microfones de alta fidelidade em ambientes com baixo ruído.

Em uma janela de reunião

Selecione mais opções More options button nos controles da reunião e selecione configurações do dispositivo.

Em supressão de ruído, selecione uma opção. (Veja a etapa 2 acima para ver descrições de opções.)

Noise suppression options in Device settings

A novidade já foi aplicada ao Microsoft Teams, tanto no app dedicado como na interface web. A atualização está sendo disponibilizada via servidor, então pode levar um tempo até que ela apareça para todos os usuários e em todos os idiomas.

Conteúdos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *