VDS Tecnologia

Entenda o que é comunicação unificada

Cada vez mais, é preciso investir em ferramentas e dispositivos tecnológicos de qualidade, que possibilitem a execução de processos realmente eficientes, tais como a telefonia digital e os sistemas de ramais internos.

 Após a transformação das empresas em negócios digitais, os ambientes de trabalhos estão se tornando cada vez mais móveis. Os colaboradores possuem a liberdade de trabalhar de seus escritórios, em viagens ou até mesmo de casa. Tudo isso, devido a toda essa mobilidade e ao crescimento da prática BYOD.

A comunicação deixou de ser apenas realizada por emails e telefonemas, é possível se comunicar com parceiros, clientes e colegas de trabalho de forma mais rápida e prática por mensagens instantâneas, mídias sociais e realizar reuniões importantes por meio de videoconferência.

Essas tecnologias já se consolidaram na rotina de trabalho da maioria das empresas há bastante tempo, no entanto, até então, muitas corporações ainda não tinham percebido a necessidade de se gerenciar todos os meios digitais de comunicação de forma unificada.

A comunicação unificada (Unified Communications – UC) consiste em um conjunto de produtos que integram diversos sistemas em tempo real, possibilitando o uso de uma interface única pelos usuários finais.

Para as empresas, utilizar um único sistema de comunicação possibilita o gerenciamento unificado de todos os dispositivos e interações feitas por seus funcionários, além de facilitar o arquivamento de dados e a realização de backups integrados.

A UC oferece a seus usuários uma plataforma que dá acesso às ferramentas de todos os dispositivos utilizados, assim, os funcionários podem ouvir suas mensagens, responder e-mails, acessar suas redes sociais e participar de reuniões a partir de uma única aplicação, independentemente de onde estiverem.

Em outras palavras, a comunicação unificada é a ação que coloca em sintonia os telefones fixos e móveis, os endereços de e-mail, os aparelhos de fax, os equipamentos de videoconferência e todas as outras ferramentas, tendo como objetivo principal a otimização dos processos gerenciais.

Trata-se de uma inovação tecnológica extremamente importante para garantir a qualidade do desempenho de gestores e colaboradores, simplificando tarefas e diminuindo as distâncias entre os objetivos de negócio traçados e os resultados alcançados.

Gostou do conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais para seus amigos!

Conteúdos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *