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Conheça o que é PABX IP e as vantagens de usar essa tecnologia!

A tecnologia de centrais telefônicas deu um passo gigantesco ao mudar seu formato de analógico para digital. Nesse sentido, as centrais PABX IP representam grande relevância, pois fazem o transporte da voz por meio de pacotes de dados. Isso significa que a voz passou a ser transmitida pela internet.

Neste artigo apresentamos a tecnologia PABX IP para você entender como se dá uma transmissão de voz por meio da tecnologia VoIP, que transporta a voz usando a internet. Se quiser conhecer os benefícios que sua empresa pode ter implementando esse tipo de tecnologia em suas instalações telefônicas, continue a leitura!

O que é a tecnologia PABX IP?

Inicialmente, vale destacar o que é um PABX. A sigla em inglês é referente a Private Automatic Branch Exchange, que, em tradução literal, quer dizer troca automática de ramais privados. Ou seja, trata-se de uma central telefônica, responsável por fazer a interligação de todos os ramais telefônicos existentes em uma empresa.

Como central telefônica, pode ser de diferentes tipos. Um deles é o tipo IP (internet protocol). Assim, uma central telefônica do tipo PABX IP é uma central de ramais telefônicos de uma empresa baseada na transmissão de voz por meio de protocolo de internet. Nada mais é do que voz sobre dados.

Em empresas a partir de um porte médio, é absolutamente necessário haver ligação entre seus diferentes ramais telefônicos. Isso já era realizado por meio de uma tecnologia conhecida como analógica, a telefonia tradicional de antigamente.

Com o advento das centrais telefônicas baseadas em internet, houve uma revolução na comunicação interna das empresas. Isso porque a tecnologia se encontra hoje bastante amadurecida. Uma central PABX IP faz sua transmissão de voz pela tecnologia VoIP (Voice over Internet Protocol).

Essa transmissão de voz traz muitas vantagens quando comparada à tecnologia anterior: com o PABX IP, há um ganho na qualidade do áudio, graças às grandes velocidades de transmissão de internet atuais. Além disso, é possível ter ramais móveis, o que era impossível antes: com a instalação de um aplicativo no smartphone, o aparelho se transforma em um ramal da empresa, como se fosse um ramal fixo.

Quais são os benefícios de utilizar essa tecnologia?

A aplicação da transmissão de voz em formato digital proporciona uma série de vantagens. O tratamento da voz como pacote de dados, transmitidos pela internet, permite a apresentação da informação de várias formas. As gravações passam a ser automáticas e existe uma maior aplicação de funcionalidades para call centers, entre outros benefícios que apontamos a seguir.

Ganho de produtividade para as equipes

Pelo fato de possibilitar a comunicação móvel mediante instalação de um aplicativo no smartphone, não é mais necessário que as equipes estejam dentro da empresa para realizar qualquer tipo de comunicação. Tanto reuniões quanto atendimentos a clientes podem ser feitos com qualquer colaborador mesmo do lado de fora da empresa.

Redução de custos para a empresa

Como a transmissão de voz se dá pela internet e não mais pelas operadoras de telefonia tradicional, as chamadas internas ou até mesmo entre filiais podem ser feitas sem qualquer custo. Isso representa grande ganho financeiro para empresas com comunicação diária frequente entre as equipes — situação praticamente unânime nas organizações.

Facilidade para administrar a rede

Uma facilidade gigantesca promovida pelo PABX IP é justamente o fato de utilizar a mesma estrutura da comunicação da internet para transmitir a voz. Isso elimina a necessidade de administrar mais de uma rede, pois somente uma é necessária. Assim, é possível gerar economia em manutenção e facilidade para a equipe de suporte. É uma espécie de sistema “dois em um”.

Eficiência no atendimento ao cliente

Com uma unidade de resposta audível (URA), as ligações podem ter seu direcionamento automatizado. Isso torna o atendimento mais eficiente, porque o cliente passa por uma espécie de filtro, sendo direcionado para o setor correto onde espera ser atendido. Ainda há liberação de mão de obra da empresa para outras atividades.

Personalização

Graças ao uso da URA, existe a possibilidade de personalizar a comunicação inicial oferecida. O cliente, ao entrar em contato com a empresa, tem à disposição uma mensagem única. Isso permite às empresas terem um atendimento diferenciado, único. E da forma que desejarem, pois é totalmente adaptável ao seu tipo de negócio.

Criação de relatórios gerenciais

A central PABX IP conta com uma tecnologia muito mais refinada que sua antecessora, assim, é possível criar relatórios gerenciais com uma exatidão bem maior. Além disso, existe a possibilidade de gravação e armazenamento de todas as chamadas e posterior recuperação. Isso é viável porque a comunicação nesse tipo de central é digital.

Mais mobilidade para o negócio

O protocolo (SIP) utilizado nas comunicações do tipo VoIP permite que as ligações ocorram de modo descentralizado. Assim, é totalmente possível realizar chamadas de qualquer lugar do planeta! E tudo isso estando conectado à mesma central, já que a conexão e a transmissão da voz acontecem pela rede mundial de computadores.

Otimização de call center

Para empresas que requeiram a existência de call center, a central PABX IP é excelente. As funcionalidades para esse tipo de aplicação são bem mais amplas, como chamadas automáticas, direcionamentos e controle de ligações, além de armazenamento e importação de mailings.

Os benefícios apontados neste artigo são apenas alguns dos vários ganhos obtidos por uma organização que decide migrar suas comunicações do modelo analógico para o digital. Com a implantação de um PABX IP, essa migração e os ganhos advindos dela estão garantidos. É importante observar que tal procedimento deve ser realizado por uma empresa com expertise no assunto.

Quando se fala em PABX IP, a VDS Tecnologia conta com as melhores soluções e os profissionais mais experientes para realizar essa implementação. Por meio da solução de comunicações unificadas, a VDS Tecnologia oferece aos seus clientes o que há de mais moderno para otimizar sua operação e gerar economia de recursos, além de aumentar a produtividade de sua equipe.

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