VDS Tecnologia

A reengenharia de processos é uma técnica que pode transformar o modo como uma empresa trabalha, fazendo com que seja mais eficiente e lucrativa. Aplicar esse modelo de trabalho sempre traz inúmeros benefícios e pode colocar uma organização bem à frente de seus concorrentes.

Neste artigo, você aprenderá que, mesmo que uma empresa possua anos de mercado, pode estar fazendo algo completamente prejudicial à sua própria sobrevivência. Continue a leitura para conhecer os benefícios de aplicar um processo de reengenharia na sua organização!

O que é reengenharia de processos?

A busca por maior eficiência em seus processos é alvo constante de praticamente todas as organizações. Simplesmente faz parte de sua missão como pessoa jurídica, assim como gerar lucro. No sentido de ser cada vez mais eficiente, as organizações também vêm aplicando todas as etapas da reengenharia de processos aos seus procedimentos.

A reengenharia de processos consiste basicamente em redesenhar métodos e processos. Claro que durante sua implementação é necessário fazer um estudo profundo sobre a situação atual da empresa, a fim de conhecer os estágios dos procedimentos em curso.

A implementação de uma reengenharia requer que a empresa tome plena consciência da forma que está operando. Isso é necessário para que sejam identificados gargalos ou mesmo processos que já não se mostram mais eficientes. Caso a empresa esteja há muitos anos na ativa, é comum encontrar procedimentos que não fazem mais tanto sentido quanto faziam no passado.

Quais são os benefícios da reengenharia de processos?

Ao otimizar a operação de uma empresa com a reengenharia, tudo tende a ficar mais dinâmico. Práticas improdutivas são abandonadas dando espaço a métodos mais eficazes para a realização das tarefas. Assim, vários benefícios podem ser observados, entre eles, os citados a seguir.

Redução de custos

Tempo é dinheiro, já diz a velha máxima. Com o corte ou a mudança radical de processos que não trazem mais produtividade à empresa, o caixa é o primeiro a ser impactado. Não havendo necessidade de dispor de mão de obra (por exemplo) em processos ineficazes, há economia de trabalho, otimizando os recursos.

Diminuição de riscos

Ainda que no início das atividades um processo falho não se mostre de grande prejuízo, a tendência no médio e longo prazo é que represente alto risco para a organização. Funcionários podem ficar presos a práticas ineficientes e isso pode levar o negócio a sérios riscos de fracasso.

Aumento da produtividade

Redesenhando os processos, é normal que a produtividade da organização aumente. Afinal de contas, essa é a ideia ao aplicar a reengenharia de processos: a empresa deve produzir mais e melhor, por meio de práticas inovadoras incorporadas aos processos já existentes.

Processos ineficientes são cansativos e podem afastar clientes. Na aplicação da reengenharia de processos em uma empresa é altamente indicado fazer uso de um software de acompanhamento de performance organizacional. A VDS Tecnologia possui soluções para prover apoio nessa importante etapa do ciclo de vida de uma empresa que busca pela maior eficiência de seus procedimentos.

Ficou claro de que forma a reengenharia pode turbinar sua empresa? Entre em contato e aplique agora mesmo esse conceito em sua organização.

Conteúdos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *