Os benefícios do VoIP são bem variados. O principal deles é a economia que a empresa pode ter a partir do seu uso. Afinal, todas as chamadas telefônicas podem ser feitas pela internet, assim, reduzindo os gastos com operadoras de telefonia.
Se a empresa possui acesso a uma internet de qualidade e, além disso, tem como se adaptar às estruturas do VoIP —, certamente, a tecnologia de Voz por IP fará total diferença nos negócios!
Vale lembrar que você, ainda, tem diferentes tipos de serviço VoIP à sua disposição.
Benefícios do VoIP para sua empresa
Para quem ainda tem dúvida sobre os benefícios do VoIP, nós separamos outros aspectos que valem a pena entrar em destaque.
Eles vão te ajudar a enxergar a tecnologia VoIP com mais clareza. Logo, também vai ficar mais fácil decidir quando e como instalar o Voice Over Internet Protocol.
Confira mais dos benefícios:
Maior escalabilidade
A instalação e o uso do VoIP são fáceis. A partir disso, fica muito mais fácil conseguir a escalabilidade da empresa.
Por exemplo, com a chegada de novos clientes, é preciso aumentar o time de atendimento? Tudo bem! A tecnologia VoIP permite que novas linhas telefônicas sejam adicionadas ao sistema.
A adaptação não depende, necessariamente, de mudanças na estrutura física da empresa.
Aliás, com uma central de telefone virtual, é possível manter os colaboradores em sistema remoto ou híbrido.
A mesma facilidade se aplica, caso a empresa precise abrir novas filiais.
Facilidade de implementação
Mais um dos benefícios do VoIP é a facilidade para implementá-lo.
Para isso, basta identificar quantas linhas telefônicas a equipe precisa. Além disso, quais e quantos ramais internos serão necessários.
Então, você contrata uma empresa de telefonia IP e marca a instalação, que também é prática.
Sendo assim, não é preciso fazer investimentos exorbitantes nem mudar completamente as dinâmicas dos negócios.
Moderniza o atendimento
VoIP é um tipo de comunicação extremamente moderna. Afinal, ela nasceu com a internet e seus avanços.
É possível realizar e receber as chamadas por computador, onde e quando for preciso.
Aliás, a modernidade também impacta na maior qualidade das chamadas. A comunicação fica mais estável, sem chiados, falhas e afins.
Redução de custo
Como já mencionamos, um dos principais benefícios do VoIP é a redução de custos.
Afinal, dá para fazer chamadas (para dentro e fora do Brasil), de forma mais autônoma. Ou seja, sem depender tanto das operadoras de telefonia.
Agora, imagina isso em uma empresa de call center — que realiza e/ou recebe centenas de chamadas, por dia? A economia é surpreendente!
Segurança
A utilização de VoIP pode ser combinada com ferramentas de segurança de dados.
Um exemplo disso é o Firewall, ferramenta que controla o acesso a portas e janelas do computador.
Outro ponto importante é que, por meio da tecnologia de VoIP, dá para gravar as chamadas. Isso permite maior controle entre o que é tratado entre funcionários e clientes.
Maior mobilidade
Outro grande benefício do VoIP é que ele tem total mobilidade. Mas como assim? Bom, dá para instalá-lo de modo fácil e, ainda, usá-lo em filiais da empresa.
Além disso e como já comentado, os colaboradores podem usar a Voz sobre Protocolo de IP em home office.
Ah, e se os funcionários têm que trabalhar na rua, basta conectar celulares à tecnologia IP.
Como encontrar a empresa de VoIP ideal para seu negócio?
Até aqui, nós falamos bastante sobre os benefícios do VoIP. Mas, claro, para desfrutar de todos eles, é preciso saber escolher uma empresa do ramo.
Fale com nossos especialistas e solicite um orçamento!